Confira oito dicas para se tornar um bom síndico

Ser síndico do condomínio está longe de ser fácil. Contratar um profissional é o mais recomendado, mas nem sempre há verba e, assim, o jeito é escolher um morador. Mas a função envolve uma série de atividades e conhecimentos. Quando você é escolhido, é bom estar preparado. Acompanhe oito dicas da INOVA GESTÃO 


Foto: Internet. 
1. Busque sempre conhecimento – Na administração condominial, você irá desempenhar atividades em várias áreas. A melhor forma de ser um bom síndico é estar constantemente atualizado, qualificando-se sempre que possível com cursos, palestras, leituras e conversando com outros síndicos. O conhecimento é a base de tudo. 

2. Conheça as regras – Antes mesmo de você ter sido escolhido, é importante ter conhecimento sobre as regras internas. Uma das primeiras ações é ler atentamente a convenção e o regimento interno, sabendo exatamente quais são as regras. Além disso, é fundamental estar atento aos documentos internos e, também, a toda a legislação da área, federal e distrital. 

3. Organização e dedicação – De nada adianta querer ser bom síndico se você não tem o perfil e requisitos básicos. Assim, ser uma pessoa organizada e comprometida no dia a dia do trabalho é fundamental para uma boa gestão condominial. Ser síndico é uma função muitas vezes trabalhosa, é preciso lidar com diversas questões burocráticas, ter o controle de documentos e estar sempre envolvido nas suas responsabilidades diárias. Por isso, é muito importante que você seja uma pessoa dedicada nas tarefas que a administração condominial envolve e saiba gerir o seu trabalho de forma planejada. 

4. Gestão transparente – É seu dever controlar as despesas do condomínio, agindo com transparência na gestão financeira e na prestação de contas. Quando você é escolhido para administrar as finanças do seu condomínio, é preciso ter em mente que é de interesse dos moradores saber os gastos que envolvem diretamente a cobrança da taxa de condomínio e é sua obrigação tornar pública todas as informações aos condôminos. 

5. Apoio do conselho –É muito importante que o síndico possa contar com o suporte do conselho, principalmente em se tratando das finanças. É o conselho fiscal que auxiliará a manter o equilíbrio financeiro, a fiscalizar a prestação de contas, a analisar os contratos, a revisar e emitir pareceres, a garantir uma previsão orçamentária adequada e tantas outras ações. 

6. Comunicação – Além de ter bom relacionamento interpessoal, é importante estabelecer uma comunicação próxima e eficaz entre os moradores. Seja um síndico participativo, que sabe ouvir o que todos têm a dizer, e esteja aberto ao diálogo. Isso auxilia na tomada de decisões certas e permite melhor relacionamento. 

7. Equipe qualificada – Você deve selecionar os melhores coligados e contar com uma equipe preparada para atender as demandas. Um bom síndico deve também qualificar e treinar funcionários a fim de otimizar a administração e evitar problemas devido à falta de capacitação da equipe. 


8. Auxílio profissional – Contar com empresa especializada em serviços de administração condominial é fundamental, pois hoje os condomínios são tratados praticamente como empresas junto a órgãos fiscalizadores. As administradoras de condomínios funcionam como assessoria do síndico para diversos segmentos: administração financeira, controle de saldo, pagamento de despesas, entre outras.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال