Semana do meio ambiente: Viver em bairros verdes ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, diz estudo

E esse é apenas um dos benefícios de se viver perto do verde. Ciente de seus benefícios, setor imobiliário se mobiliza para oferecer áreas com mais natureza; bairro planejado Reserva do Vale, em Valparaíso de Goiás, realiza plantio de 7.500 mudas na próxima semana com esse objetivo



Fotos: Felipe Fernandes.

A semana do meio ambiente, de 31 de Maio a 5 de junho, foi instituída pela ONU e é um período de conscientização referente a assuntos que tratam da preservação que trará bem estar. Ações realizadas, não só neste período mas também em todo ano, melhora a qualidade de vida e pode reduzir as chances de ter doenças cardiovasculares. É o que diz um estudo do cientista William Aitken, da Universidade de Miami. O trabalho apresentado em um congresso promovido pela Sociedade Europeia de Cardiologia em agosto de 2021, mostra que a natureza ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

A análise foi feita com 243.558 beneficiários do Medicare, seguro de saúde do governo dos Estados Unidos, que viviam na mesma área de Miami entre 2011 e 2016. Ao investigar as informações dos moradores, foi concluído que os habitantes das áreas mais verdes tinham um risco 16% menor de ter uma doença cardiovascular em comparação aos que vivem em lugares com menos vegetação.

E esse é apenas um dos benefícios de se viver perto da natureza. As árvores amenizam a temperatura e são terapêuticas. Um levantamento da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, revela que morar perto de bosques, parques e jardins está associado a uma maior longevidade e a um menor risco de enfrentar doenças renais e respiratórias e padecer com a depressão.

Buscando proporcionar esses benefícios, ela vem sendo cada vez mais valorizada nos empreendimentos imobiliários Brasil afora. Um exemplo é o projeto da Plano Urbano, empresa responsável pelo bairro planejado Reserva do Vale, em Valparaíso de Goiás. Os empreendedores estão investindo na recuperação florística do local, que possui área de dois milhões de metros quadrados, sendo 600 mil metros quadrados (m²) de área verde e Área de Preservação Permanente (APP). 

Na próxima semana, inicia o plantio de 7500 mudas de árvores no local. Será a terceira etapa de replantio no bairro, que já recebeu 22 mil mudas na APP, que possui quatro córregos. No local, será feito o plantio de mudas como Angico Vermelho, Gonçalo Alves, Urucum, entre outras. Essas mudas foram escolhidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente por serem espécies nativas do cerrado.

As ações fazem parte de contrapartidas do empreendimento ao poder público e foram acordadas com o MInistério Público, mas, posteriormente, o empreendimento também fará o plantio voluntário de 15 mil mudas para compor o paisagismo do bairro. "Mais do que cumprir obrigação de fazer, o que desejamos é proporcionar a qualidade de vida para os moradores e sabemos que é esse contato com a natureza que proporciona bem-estar à população urbana", diz Marcos Franco, diretor da área de engenharia da Plano Urbano.  

Planejado para 20 mil habitantes, o Reserva do Vale irá ultrapassar a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) - que sugere 12 m² de área verde por habitante. Serão 30 m² de área verde por morador, um estímulo a mais para a saúde e qualidade de vida. 

Reserva do Vale
Com 56 alqueires de área, o que corresponde a 6,5 quilômetros lineares e uma área de aproximadamente 2,35 milhões de m² de extensão, o Reserva do Vale Bairro Parque fica na região sul da cidade de Valparaíso de Goiás, com acesso privilegiado pela BR-040, e está em obras aceleradas. No espaço, serão construídos condomínios horizontais, parques, áreas comerciais, espaços de conexão e integração para diversos segmentos, tais como hub de esportes, saúde e educação, entre outros serviços. Dois condomínios horizontais já foram lançados e devem ser liberados para as obras das casas ainda neste ano


Conheça o portal FOCO NACIONAL: foconacional.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال