Declarada aberta a temporada dos Torneios de Pesca Esportiva em Goiás

Evento que contou com a presença do Governador Ronaldo Caiado, Deputado Pastor Daniel de Castro, dentre outras autoridades, destacou sustentabilidade na Abertura dos Torneios de Pesca Esportiva em Goiás

Governador Ronaldo Caiado

Na manhã de segunda-feira, 19 de fevereiro, a abertura dos renomados torneios Circuito Goiano de Pesca Esportiva e Gigantes do Araguaia contou com uma presença notável: o deputado Pastor Daniel de Castro. Realizada no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, a cerimônia também foi prestigiada pelo governador Ronaldo Caiado e pelo ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.

O engajamento do deputado Pastor Daniel de Castro neste evento não apenas sublinha seu compromisso com a pesca sustentável, mas também destaca a sua influência legislativa, particularmente por meio da lei nº 7.399/2024. Esta legislação, uma realização de seu mandato, visa regular as atividades pesqueiras no Lago Paranoá com o objetivo de preservar os recursos naturais, implementando uma fiscalização rigorosa da pesca na região.

Deputado Pastor Daniel de Castro

O Governo do Estado de Goiás reafirmou seu compromisso com o turismo de pesca esportiva, investindo R$ 1,2 milhão nos eventos, que agora fazem parte do calendário oficial de competições de 2024. Este apoio financeiro abarca quatro competições programadas para ocorrer entre março e outubro, refletindo a intenção do governo de fortalecer o esporte e a economia local.

Durante a cerimônia, o governador Caiado enfatizou a relevância do turismo de pesca esportiva como motor econômico, capaz de gerar empregos e renda, sobretudo nas comunidades ribeirinhas. O ministro André de Paula destacou a posição privilegiada de Goiás no cenário da pesca esportiva nacional e internacional, ressaltando a prática sustentável como um de seus principais atrativos.

O Circuito Goiano de Pesca Esportiva e o Gigantes do Araguaia, que incluem eventos direcionados ao público feminino, como o "Tucuna Queen" e o "Encontro de Pescadoras", são esperados para atrair mais de nove milhões de turistas aos rios e lagos de Goiás. O objetivo do estado é tornar-se um dos três principais destinos de pesca esportiva do Brasil.

Além das autoridades estaduais, a cerimônia contou com a presença de prefeitos e competidores. O evento marca uma nova fase para a pesca esportiva em Goiás, agora com um robusto apoio governamental. A Agência Goiana de Turismo (Goiás Turismo) desempenha um papel fundamental na organização e promoção desses eventos, com a Lei de Cota Zero reforçando o compromisso com a preservação ambiental e a pesca sustentável.

Este evento reitera a importância da união entre política, turismo e práticas sustentáveis, demonstrando o empenho de Goiás em harmonizar o desenvolvimento econômico com a conservação ambiental. A recriação do Ministério da Pesca e da Cultura é um exemplo claro dessa dedicação, buscando um diálogo transversal sobre a pesca esportiva, que une aspectos econômicos, de saúde e planejamento.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال